globonews Nesta sexta-feira, dia 28 de junho, o programa Sarau da Globo News traz uma edição especial em comemoração aos cem anos de Vinicius de Moraes. Em São Paulo, o apresentador Chico Pinheiro acompanha uma apresentação do espetáculo “Cinco Poemas de Vinícius de Moraes” – encomendado pela OSESP, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, ao compositor João Guilherme Ripper – que conta a história da vida do poeta através de sua própria poesia, passando pela infância, pela experiência amorosa, obra e morte do artista.

[creditos:dc66660143]
Divulgação Globo News[/creditos:dc66660143]

Gravado na Sala São Paulo, o especial mostra trechos da peça e um papo descontraído com os responsáveis por essa homenagem: o autor, João Guilherme Ripper, a regente mexicana Alondra de La Parra, o soprano paraense Carmen Monarcha e o diretor artístico da Osesp, Arthur Nestrovski. Na conversa, entremeada de música e poesia, Ripper fala da emoção de se tornar parceiro do poetinha e da dificuldade de escolher apenas cinco poemas para compor sua peça.

A regente Alondra de La Parra, um talento mexicano de apenas 29 anos, se confessa uma admiradora de Vinicius de Moraes: "Conheci a bossa nova e as canções de Vinícius e Tom Jobim através dos meus pais, fãs da música brasileira", conta. Já a soprano Carmen Monarcha, uma apaixonada pelo poeta, fala sobre o desejo de ter vivido na época de Vinícius e de, quem sabe, ser uma de suas musas.